Testemunhos

Paula Torrão

Formação de Docentes 2019-2020 Educar para os Direitos Humanos: da teoria à Prática

Ao iniciar a escrita das palavras que aqui vão ficar registadas… sou naturalmente levada a pensar nos finais de tarde daquelas terças-feiras, entre novembro e abril…e esses pensamentos trazem à memória momentos indeléveis de “carregamento de energia”, de boa disposição, de partilha de sentimentos e de ideias, de reflexão, de aprendizagens múltiplas… A necessidade de cumprir o requisito exigido para a conclusão da ação de formação, obriga-me ao exercício mental de trazer à consciência o que “aprendi” para, depois, passar ao ato de escrever. E durante este processo, dou-me claramente conta que a minha maior aprendizagem foi em termos pessoais…, iniciou-se com o meu crescimento individual enquanto pessoa e, “depois”, enquanto docente.

Regina Griné

O impacto desta ação não se esgota no domínio profissional e na minha prática docente – onde, já no presente ano letivo e no decurso da ação, não resisti a aplicar e replicar algumas das aprendizagens que ali fui colher – refletindo-se, também, numa reflexão e conhecimento pessoal, na forma de estar com o outro e para o outro.

Rui (o rapidíssimo)

Direitos Humanos na Intervenção Social e Comunitária: Forças de Segurança 2019

Foi incrível olhar para mim e ver que, sem dar conta, a minha mente estava mais alargada em relação a certos assuntos, sem qualquer esforço da mente, eu tinha a noção que existiam direitos que jamais podiam ser violados.

Um muito obrigado pela transmissão de conhecimentos e um apreço pela forma que escolheram ministrar as instruções. O meu barco ultrapassou a meta!!!

Alexandra

Direitos Humanos na Intervenção Social e Comunitária: Técnicos 2021

Antes de mais obrigada pela formação 🙂

Tal como imaginei trouxe comigo muito mais do que aquilo que levei, trouxe acima de tudo reflexão e sinto que exercitei o meu lado humanista e  que será aplicado no quotidiano, acima de tudo!
Tenho certeza que acordou em mim algo que fica para sempre e a certeza que a atitude neutra nunca será a melhor!

Fazer a formação dos Direitos Humanos abriu essa janela, deu-me um instrumento de responsabilidade. Os conteúdos tal como formato em que foram apresentados permitiram sentir o tema exatamente como ele deve ser, na pele!

Obrigada Sara e Ana Zilda, foi muito enriquecedor!

Programa de Educação para os Direitos Humanos 2019-2020

Ao longo das sessões aprendi a tomar decisões sobre determinados assuntos sem dizer talvez ou não sei, por outro lado ganhei mais consciência relativamente a determinadas situações que têm acontecido em muitos países. Foi um trabalho do qual gostei de participar.

Primeiro, nas aulas fizemos algumas atividades bastante interessantes.

Sou sincero e honesto, e tenho de admitir que não gostei do projeto durante meses e quando recebi o email a dizer que íamos ter sessões à distância, fiquei bastante assustado.

A principal razão pela qual eu agora gosto do projeto é estou a participar é porque posso fazê-lo à distância.

Sempre fui tímido nas aulas e quase nunca participei, apesar de saber responder à maioria das perguntas que colocavam. É uma questão de personalidade, simplesmente sou assim.

Estou a gostar muito dos desafios e acho que o projeto foi muito bom para tornar-nos mais ativos, racionais, participativos, para nos dar conhecimento acerca de muitos direitos e aspetos da nossa democracia e sociedade.

Quero agradecer-vos muito por isto, e apesar de ser um projeto que nos tirava aulas sempre tive a esperança que servisse para algo, e a verdade é que sinto-me muito mais crescido, já converso com os mais pais sobre política, já penso sobre quase tudo de uma maneira diferente e vejo os programas chatos das 11 da noite com os meus pais 🙂 e sinto-me diferente, mais aberto mais ativo, mais pensativo, e apesar de não saber de onde veio essa vontade, descobri que, se calhar veio deste projeto e não sabia.

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